Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Coragem para ir além - Êxodo 19, 20


No capítulo 19 de Êxodo, Deus declara que se apresentará ao povo. Por isso, manda eles se santificarem para o grande dia. Porém, quando esse esperado dia chega, o povo fica com medo, decide permanecer longe e elege um intermediário para seu relacionamento com Deus.

Assim como os israelitas agiram no passado, agimos no presente. Deus nos fala que quer se revelar a nós com intensidade, que deseja se relacionar conosco. Sabemos que para isso precisamos nos santificar, nos despir do pecado e, diante da promessa da presença de Deus, topamos o desafio. No entanto, quando Deus começa a falar, quando Ele começa a se revelar verdadeiramente, tememos, e fugimos.

A manifestação da Presença no Sinai não foi nada suave. Foi amedrontadora. Os israelitas não temeram a toa. Eles tinham motivo: uma montanha como o Sinai, coberta por uma nuvem negra, parecendo estar em chamas, e de onde ainda saiam sons de buzina, que iam ficando cada vez mais altos, não era com certeza um cenário confortador. O fato é: eles tinham muitos motivos para estarem morrendo de medo.

Conosco acontece de forma semelhante. Diante da promessa de maior intimidade com Deus, nos dispomos a nos santificar para o encontro. Porém , nem sempre esse encontro tem a aparência que imaginamos. Às vezes ele é amedrontador. Às vezes esse encontro acontece através de uma renúncia necessária, às vezes através de uma grande luta, às vezes através de um grande desafio. E tememos. E fugimos. E, assim como o povo de Israel, pensamos que Deus quer nos matar, porém Ele só que nos por à prova (Ex 20.20). Diante do medo de adentrar nos mistérios de Deus e confiar inteiramente nele, acabamos elegendo intermediários no nosso relacionamento com Ele.

Meu desejo é ser corajosa como Moisés. Lembramos que Deus falava com ele face a face, mas também precisamos lembrar que ele foi o único que teve coragem de adentrar no desconhecido e assustador de Deus. Tenhamos coragem para ir além!

Nenhum comentário:

Postar um comentário